Prezado (a) cooperador (a)

 

“Se você não sabe para onde ir, todos os ventos serão favoráveis”.  (Sêneca)

          Bem-vindo (a) ao Projeto Plantar, que integra o Evangelho de Jesus Cristo dito em 2 Corintios 08:13,15 e a Mateus 28:18,20.   Saber conhecer saber ser/conviver e saber fazer são princípios que norteiam a concepção do Projeto Plantar em seu interesse com o próximo, proporcionando condições para o desenvolvimento integral do empreendedor com relação ao seu chamado a servir.     Este projeto está inserido na política estratégica do 2 Corintios 08:13,15 no que se refere à facilitação do acesso aos recursos financeiros, seguindo sempre a obediência a Jesus Cristo e seus encinamentos. O Projeto  está convencido que o fortalecimento do cooperativismo criará um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios e à geração novos membros dentro da casa de Deus. Poder ter recursos sólidos para desenvolviemnto da Obra de Deus, seguindo Mateus 28:18,20 o Ide, é primordial na proposta do projeto em si.  O ministério Igualdade Independente seguirá trabalhando e alcançando vidas graças ao esforço e cooperativismo de alguns neste Projeto Plantar; que felismente acreditam na proposta de que nada poderá ser feito sem esforço, trabalho e muita dedicação, não dispensando o amor ao próximo.   Neste projeto o novo convidado a servir ao Senhor Jesus terá condições de conhecer e desenvolver práticas necessárias a uma gestão efetiva e eficaz de crescimento sem igual no Reino de Deus.      Deixando bem esclarecido que não estamos propondo que com a ajuda financeira seja ela de qualquer valor que aquire-se a salvação, porém; digo e reforço que a pratica de levantamento de recursos para a obra de Deus é voluntária e não obrigatória e de qualquer valor, incutindo apenas o convite de que se possa fazer algo por amor a alguém que talvés tenha menos condições que nós; vale lembrar que sem recursos não segamos a lugar algum. Um político por exemplo pode solicitar junto ao seu eleitor ou sua bancada partidária uma ajuda financeira para sua campanha; assim desta mesma forma, vendendo algum produto, realizando algum trabalho ou simplesmente pedindo, nada impede de que recebemos voluntáriamente alguma ajuda para  a obra missionária.     Esperamos aprender juntos uma nova forma de gestão de cooperação ao evangelho de Jesus Cristo.    Como você pode notar, a sua viagem começa aqui! Quando se pensa em cooperativismo percebe-se que cada um é sujeito da sua própria história, pois carrega um conjunto de experiências, de saberes, de capacidades que levam a um determinado objetivo.

(Sêneca)

Você sabe quem foi Sêneca? Ele nasceu em Córdoba, na Espanha, no ano 4 a.C. Era conhecido como Sêneca, o Jovem. Era filho de Lúcio Aneu Sêneca, o Velho, que era um célebre orador. Por ser de origem ilustre, foi mandado para Roma para que estudasse oratória e filosofia. Escreveu várias obras, entre as quais alguns tratados sobre a moral.   O pensamento de Sêneca (Lucius Aneus Seneca – 4 a.C. – 65 d.C) possibilita uma série de interpretações. Porém, aqui, ele servirá de rota para os principais pontos sobre o Projeto Plantar. Que aliás não é um instrumento apenas para arrecadação de fundos financeiros, e sim para repartir ao que necessita, para sustentação de um Ministério Independente missionário, para trazer recursos de assitencilísmo aos menos favorecidos.    É preciso definir quais ventos escolher, pois quando se trata do cooperativismo, pensa-se em participação coletiva do desenvolvimento de uma sociedade de forma consciente e organizada. Um projeto como este não dever existir senão para produzir.   Quando temos clareza de onde pretendemos chegar, nos apropriamos de saberes que nos permitem modificar uma dada realidade. É importante reconhecer que os princípios de um projeto como o Projeto Plantasr se fundamentam na participação de seus membros, numa gestão democrática e numa perspectiva de autonomia e independência. Este reconhecimento irá auxiliar, não só na identificação dos destinos onde se pretende chegar, como também na utilização de informações, conceitos, metodologias e técnicas que deverão ser utilizadas no caminho desejado.

 

Modelo de trabalho a ser seguido; o das formigas:

As formigas possuem extraordinária capacidade de adaptação e isso lhes confere um lugar destacado no mundo dos seres vivos por serem extremamente organizadas. A arquitetura de seus ninhos é algo incrivelmente diverso. Algumas espécies usam espaços naturais preexistentes para fazer seu ninho. Outras constroem ou modificam os ninhos para adaptar às suas próprias exigências. As formigas legionárias (formigas-correição) não possuem ninhos fixos. Em seu ciclo vital, passam por uma fase nômade.   No mundo das formigas, a Rainha, bem diferente do que aponta o senso comum, não exerce função de controle, de comando, de liderança. Sua função é exclusivamente de reprodução. A rainha só observa o andamento da colônia. Caso ela perceba que faltam formigas no grupo das cortadeiras, ela bota ovos para ter mais cortadeiras. Um formigueiro só acaba quando a rainha morre. Ela é a única que pode reproduzir.   Todas as formigas se auto-organizam dentro de um contexto altamente colaborativo. O mundo sem as formigas viraria um caos. Muitos ecossistemas seriam prejudicados e algumas espécies não existiriam. A organização é o ponto alto da sociedade das formigas. Cada operária tem uma função específica (cortadeira, carregadeira, jardineira e soldado). Assim que nascem, cada uma executa sua tarefa.  O número de indivíduos em uma colônia de formigas é extremamente variado e está relacionado ao seu modo de vida. Existem espécies que apresentam não mais de 4 indivíduos e outras que podem conter milhões de indivíduos, como acontece com as formigas legionárias ou a caçarema, famosa formiga bem conhecida dos produtores de cacau da Bahia.

Você começou sua viagem pelo formigueiro. Ao fazer uma analogia com o formigueiro, percebe-se que, em sua estrutura, há muita determinação e respeito pelas tarefas que cabem a cada um. Não há uma hierarquia de poder, mas existe uma harmonia na perspectiva de união em prol de um interesse comum.

As formigas representam força, determinação e respeito mútuo entre sua espécie. São unidas e seu trabalho é realizado sempre com outras formigas. Quando estão colhendo folhas grandes, recebem a ajuda e colaboração de outras formigas para levar o alimento até o formigueiro. Apesar das formigas carregarem uma carga de 5 vezes seu peso, são extremamente solidárias. Unem-se por um interesse em comum. Os princípios das formigas e do seu trabalho são semelhantes ao cooperativismo.   O Brasil é um país onde o povo trabalha, produz e constrói para constituir um sentimento de nação, de soberania. Para tanto, somos todos, de uma forma ou de outra, formigas trabalhando em prol de um interesse comum: desenvolvimento sustentável do país.   Ao entendermos alguns conceitos que fundamentam a idéia do cooperativismo, estaremos nos instrumentalizando para uma compreensão mais profunda dos processos que envolvem o Projeto plantar  na perspectiva de gerar renda, conseqüentemente, o desenvolvimento mas no reino de Deus.

 

O nosso primeiro ponto de apoio tratará dos conceitos da Palavra de Deus que fundamentam os princípios universais norteados das promessas de Deus para nós.  A bíblia diz em Lucas 06:38 que ao dar nos será dado, fala em boa medida, recalcada, sacudida, e que da mesma medida que medirmos seremos nós medidos.  Cooperativismo é o instrumento pelo qual a sociedade se organiza, através de ajuda mútua, da colaboração, da solidariedade, para resolver diversos problemas relacionados ao seu dia-a-dia. As pessoas associadas a um projeto como este se obrigam, reciprocamente, a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro pessoal para enriquecimento ilícito.   A história dos povos registra, em todas as épocas da vida da humanidade, experiências de economias coletivas, a prática de união da força e de cooperação para atingir objetivos comuns (ajuda mútua).  Os exemplos vêm dos babilônios, egípcios, gregos, romanos, cristãos, os povos maias e astecas, com atividades em comum, produção dividida segundo o trabalho e as necessidades de cada participante.    A proposta deste projeto é valorizar todos os saberes que você tem e acrescentar outros considerados essenciais à formação do cooperador de um projeto de crédito. A partir do somatório dessas experiências, é possível formar uma poderosa comunidade de cooperação que se comunicará e trocará informações durante todo o tempo.  Orientando-se pela ideia do formigueiro e do trabalho que cada uma das formigas exerce, quais seriam os principais valores que norteiam a ideia de cooperativismo dentro do projeto?

Conceitos básicos de cooperativismo

Para que você possa apreender os princípios do cooperativismo de crédito, é importante que você apresente quais são as suas visões sobre alguns conceitos básicos do cooperativismo de modo geral.

 

Adesão voluntária e livre

As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros,a trabalharem em prol de almas para o Reino de Deus, sem discriminações de sexo, social, racial, política ou religiosas”, assim é o Projeto Plantar, uma organização voluntária!  Trabalhamos conforme o Ide de Mateus 28:18,20... nos importamos com o próximo sem pensar em nós mesmos, trabalhamos muito, muitas vezes sozinhos. Não tratamos de geração de empregos e lucros, e sim recursos para administração de um Ministério Missionário Evangelistico. Somos transparentes quando deixamos você saber quem somos e o que fazemos com seu dinheiro... pedimos, não obrigamos ninguém aderir a este Projeto missionário; este é um desejo que Deus colocou no meu coração para ganhar almas, apenas mandou que eu fizesse, a forme que fosse feito caberia a mim encontrar... neste caso surgiu o Projeto Plantar... logo VOCE aparece... como cooperador... sem VOCE eu não seria nada.

Nós somos companheiros que trabalhamos juntos para Deus.

 

Fazer parte de um projeto como este e trabalhar de forma cooperativa, é um desafio constante e cotidiano. A cada dia, se constrói uma rede de relações e de decisões democráticas.    Assim, o cooperativismo é uma ação conjunta em prol de interesses que são comuns a todos os seus cooperados; pelas almas, não esquecendo disso, deve-se lembrar, isso é muito importante; não é um projeto de arrecadação de fundos para ser dividido entre os cooperandos, vale lembrar: É sim um projeto onde nos empenhamos na arrecadação de fundos para evengelismo! 2 Corintios 8:13,15.

Como você já percebeu, você navegará à vontade e sempre fará paradas em alguns pontos de apoio para que possa se nutrir com informações que o (a) ajudarão a construir uma visão objetiva e profunda do Projeto Plantar.  Você seguirá uma rota baseada numa visão cooperativa, baseada numa visão de Deus para o evengelismo dentro do Ministério Igualdade Independente, uma visao  colaborativa, de troca, de afetividade,  de ordem, de lutas incnassáveis, de comprometimento, de amor ao próximo e de compromisso com o seu objetivo, dentro ou fora do Projeto Plantar.  Pretende-se que, a partir deste projeto, você desenvolva competências que o façam pensar, analisar, julgar, argumentar, sentir, perceber, agir, atuar, sonhar, trabalhar, etc. em tudo que diga respeito ao Projeto Plantar., sempre me prol de almas...

Assim, é importante que você realize, com total compromisso com seu próprio desenvolvimento e com sua própria aprendizagem, as propostas que estão aqui disponíveis.   Onde você firmará um comprometimento também com a equipe, com o Pastor, com o Ministério e com Deus; isso não fará bem somente aos que você puder alcançar com seu trabalho cooperador ou com sua cooperação e sim com você mesmo em primeiro lugar, a Bíblia diz: Mais bem aventurada coisa é dar do que receber, Atos 20:35.   Você irá estudar os conceitos e princípios do cooperativismo terá acesso a informações sobre os diversos ramos deste projeto.    Siga em frente! Seja um cooperador.   

www.projetoplantar.webnode.com

Envie um comentário sobre o que voce achou deste link!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário